Regulamento
a) Os objetivos
Promover o pensamento matemático de estudantes universitários em países da América Latina.
• Descobrir, incentivar e propor desafios para talentosos jovens universitários.
• Formar líderes em matemática para transmitirem seus conhecimentos para suas universidades.
• Criar oportunidades para troca de informações entre estudantes e universidades participantes.
• Criar um ambiente propício para o desenvolvimento de uma competição entre diferentes universidades da América Latina.
• Incentivar e apoiar a participação das universidades nas competições de matemática.
b) Teste
A competição consiste em dois testes contendo três problemas cada, com duração de quatro horas e trinta minutos cada teste.
Cada problema vale 10 pontos.
Os problemas propostos devem abranger diferentes áreas da Matemática, com diferentes graus de dificuldade.
Os problemas colocados pelas universidades participantes estarão sujeitos a revisão por uma comissão de seleção e formarão uma pequena lista a partir da qual o júri irá escolher para aplicação no exame. Este júri é composto por representantes de universidades e presidido por um funcionário designado pelo membro do comitê organizador.
Durante a primeira meia hora do exame, os alunos podem fazer perguntas (por escrito) relativos aos enunciados dos problemas.
Não é permitida a entrada de livros ou qualquer documento ou calculadoras para a sala de teste.
A língua oficial do evento é o espanhol.
c) Coordenação das provas
Cada líder de equipe irá ajudar a corrigir as provas dos demais competidores, atribuindo tribunais de qualificação.
As pontuações em cada tribunal serão feitas de forma anônima.
Depois de feitas as correções, o líder receberá as pontuações atribuídas aos seus alunos. No caso em que um líder não esteja de acordo com as pontuações propostas na correção anônima, poderá levar a discordância sobre as pontuações para discussão perante os respectivos grupos de coordenação.
Se um líder não entrar em acordo com as equipes de coordenação em relação a pontuação, ele será encaminhado em primeira instância ao chefe de coordenação, que faz parte da organização.
Se um líder não entrar em acordo com o chefe de coordenação, ele será encaminhado para a segunda e última instância, onde um júri determinará a decisão final.
d) Participação
Todos os países da América Latina podem participar através da formação de uma equipe constituída numa faculdade ou de uma equipe por país. As equipes são constituídas por um máximo de 4 alunos e um líder.
Os competidores não devem ter diploma universitário em nível de graduação (ou equivalente) e devem estar matriculado em uma universidade como estudante universitário de graduação.
Só em condições especiais serão aceitas mais de uma equipe por universidade. Nesse caso, a segunda equipe deverá cobrir todas as suas despesas.
e) Premiação
Todos os participantes receberão um Certificado de Participação.
Os prêmios serão chamados: Medalha de Ouro, Medalha de Prata e Medalha de Bronze.
O número total de premiações não excederá dois terços do número de alunos participantes, e as medalhas de ouro, prata e bronze serão distribuídos aproximadamente na proporção de 1: 2: 3.
Uma Menção Honrosa será entregue ao participante que não tenha obtido qualquer outro prêmio, mas ganhou uma pontuação perfeita na resolução de um problema.
Poderão ser entregues prêmios especiais para a apreentação de soluções particularmente meritórias.
f) Responsabilidades de participação
Em princípio, cada equipe cobre as despesas de passagem aérea, hospedagem e transporte.
As equipes chegarão dentro do conjunto de agenda para ser levado ao local do evento.
Uma equipe que chega fora destas datas devem cobrir o seu próprio transporte para o local do evento.
Para garantir a reserva de uma equipe no hotel, a equipe deve fazer seu registro dentro do prazo de inscrição.
Este concurso está aberto a todos os alunos de cursos de graduação universitária que lidem com conceitos básicos da teoria dos números, geometria, análise combinatória, cálculo diferencial e integral e álgebra, agrupados em um único nível. A oitava edição da Competição será realizada na Cidade do Rio de Janeiro de 6 a 12 Setembro de 2023, e estão convidadas a participar equipes que representem universidades ou países da América Latina, com um máximo de 4 alunos e um professor (a quem chamaremos líder da equipe).
A excelência matemática
Hoje, mais do que nunca, as ciências são os meios de compreender o mundo, de exercer a criatividade, a imaginação, intuição e lógica, e os jovens estudantes de matemática devem ter uma excelente formação para impulsionar a própria matemática e as ciências que nela são sustentadas.
A competição
O concurso consta de uma prova aplicada em dois dias consecutivos. Cada dia, os alunos devem resolver três problemas em um tempo de quatro horas e meia. Estes problemas são escolhidos pelos jurados do concurso em um banco de questões proposto pelos mesmos, previamente. Os temas do concurso devem abranger problemas originais de nível universitário nas áreas de Análise, Álgebra, Álgebra Linear, Probabilidade e Análise Combinatória, Teoria dos Números e Variáveis Complexas.
A correção das provas é feita pelos jurados do concurso (líderes das equipes), sendo cada questão pontuada por, pelo menos, três jurados.
Organização
Os proponentes deste projeto são professores doutores do Instituto Militar de Engenharia e têm participado das Competições Iberoamericana Interuniversitaria de Matemática – CIIM - desde a sua criação e também da International Mathematics Competition for University Students - IMC, que se realiza anualmente na Bulgária. São também, representantes do IME nas suas Olimpíadas Internas de Matemática – OMIME e das Olimpíadas Matemática Universitária – OBMU pelo Instituto Militar de Engenharia – IME